Mundo

ONU apoia sanção contra líderes rebeldes da República Democrática do Congo

Agência France-Presse
postado em 21/11/2012 06:08
Nova York - O Conselho de Segurança das Nações Unidas apoiou nessa terça-feira (20/11) uma resolução que pede sanções contra dois líderes dos rebeldes que tomaram Goma, a principal cidade do leste da República Democrática do Congo.

A resolução, proposta pela França, visa punir os líderes do M23 Innocent Kaina e Baudouin Ngaruye, e interromper o apoio externo aos rebeldes do grupo que assumiu o controle de Goma e que, segundo a ONU, recebe uma forte ajuda da vizinha Ruanda.



O Conselho exigiu o fim imediato de todo "apoio externo" aos rebeldes e pediu ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que informe nos próximos dias sobre quem está ajudando o M23.

"Medidas apropriadas" deverão ser tomadas com base no relatório de Ban, destacou o Conselho. Especialistas afirmam que Ruanda e Uganda têm ajudado o M23, mas funcionários da ONU não possuem qualquer prova direta de um auxílio à ofensiva da última semana que permitiu a tomada de Goma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação