Mundo

Presidente Obama 'perdoa' perus na véspera do Dia de Ação de Graças

Agência France-Presse
postado em 21/11/2012 14:22

Washington - O presidente Barack Obama vai conceder o perdão simbólico e livrar da panela dois perus na tradicional cerimônia realizada na Casa Branca na véspera do Dia de Ação de Graças, quando os americanos costumam consumir 45 milhões dessa aves.

Pouco depois de voltar de sua viagem de quatro dias pelo sudeste asiático e mediar o atual conflito no Oriente Médio, Obama vai se reunir com os jornalistas às 14h00 locais (17h00 de Brasília) para realizar a cerimônia, que segue uma tradição lançada por John Kennedy. Os presidentes americanos costumam indultar os perus na véspera do "Thanksgiving day".

A festa tem suas raízes nos primeiros anos da colonização do atual território dos Estados Unidos nos anos 1620, quando os europeus recém-chegados tinham a tradição de dar graças a Deus pela abundância da colheita e ajuda recebida por parte dos índios. Esta festa é para muitos americanos a única oportunidade do ano de se reunirem com a família. Costumam viajar grandes distâncias para realizar a ceia com o tradicional peru recheado.

Assim que forem anistiados por Obama, os perus "Cobbler" e "Gobble" passarão à aposentadoria supostamente felizes nos jardins de Mount Vernon, propriedade do primeiro presidente americano, George Washington, no sul da capital federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação