Mundo

Pyongyang adverte que reagirá contra exercício militar de Seul

Agência France-Presse
postado em 21/11/2012 19:38
Seul - As forças da Coreia do Norte advertiram que bombardearão uma ilha na fronteira com a Coreia do Sul caso Seul cumpra seu plano de realizar exercícios militares na região, informou nesta quarta-feira (21/11) a agência norte-coreana KCNA.

A Coreia do Sul prevê iniciar na sexta-feira exercícios militares na ilha de Yeonpyeong, bombardeada pelo Norte em 2010. "A comemoração da chamada batalha vitoriosa da ilha de Yonpyeong levará a um segundo desastre" em torno desta posição, disse um porta-voz do Exército norte-coreano, citado pela agência oficial KCNA.

A ilha está ao sul da fronteira declarada pela ONU após a guerra da Coreia (1950-1953), mas ao norte da linha de fronteira decretada pelo governo em Pyongyang e que Seul contesta. O bombardeio norte-coreano de 23 de novembro de 2010 matou dois militares sul-coreanos e dois civis, em um dos incidentes bilaterais mais graves desde a divisão da península.



Seul teme que Pyongyang provoque um confronto antes da eleição presidencial sul-coreana de 19 de dezembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação