Mundo

Comitê da ONU diz que conflito em Gaza traumatizou crianças nos dois lados

Agência France-Presse
postado em 22/11/2012 16:06
Genebra - Um comitê da ONU para os direitos da infância denunciou nesta quinta-feira (22/11) os profundos traumatismos sofridos pela crianças em ambos os lados da fronteiras da Faixa de Gaza durante os oito dias de combates entre Israel e o Hamas.

"Durante a semana transcorrida, milhares de crianças palestinas e israelenses viveram o terror das explosões provocadas pelos ataques com foguetes ou ataques aéreos;, declarou o comitê em um comunicado.

"Estas experiências podem ter efeitos sobre elas durante muitos anos, mesmo quando já forem adultos", acrescentou a fonte.

Ao menos 26 crianças palestinas morreram e mais de 400 ficaram feridas durante os ataques israelenses contra Gaza, acrescentou o comitê, que cita cifras do ministério da Saúde do Hamas.

O comitê também criticou Israel pelos ataques aéreos e navais contra zonas de forte densidade demográfica em Gaza, com inúmeras crianças, denunciando que estes ataques constituem violações flagrantes das convenções da infância e do direito humanitário internacional.



Por outro lado, no sul de Israel, as crianças ;viveram com medo e se viram obrigados a se refugiar em abrigos antibombas ", apontou o comunicado.

Os oito dias de ataques aéreos provocaram a morte de 163 palestinos. O número de feridos foi de 1.235. No lado israelense, foram cinco mortos, entre eles um soldado, e 280 feridos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação