Mundo

Opositores de Mohamed Mursi iniciam manifestação na Praça Tahrir

Agência France-Presse
postado em 23/11/2012 19:11

Cairo - Opositores do presidente egípcio, Mohamed Mursi, iniciaram nesta sexta-feira (23/11) à noite uma manifestação na emblemática Praça Tahrir do Cairo para pedir que o líder islamita revogue sua decisão de ampliar seus poderes.


"Todas as forças políticas revolucionárias concordaram em iniciar um sit-in nesta sexta-feira", declarou em um comunicado a Corrente Popular liderada por Hamdin Sabahi, candidato da esquerda que ficou em terceiro lugar nas eleições presidenciais de junho. Sabahi convocou uma grande manifestação para terça-feira.

No momento, 26 movimentos e pequenos partidos aceitaram participar do sit-in, um tipo de protesto em que os manifestantes permanecem sentados bloqueando vias públicas, afirmaram os organizadores. Mursi atribuiu para si mesmo na quinta-feira, em uma "declaração constitucional", o direito de "adotar qualquer decisão ou medida para proteger a revolução" de 2011.

Seus partidários consideram que esta iniciativa permitirá estabilizar a transição democrática do país. Mas a oposição denuncia um obstáculo no caminho para a democracia e um "golpe de Estado" que compromete as conquistas da revolta que derrubou o presidente Hosni Mubarak em 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação