Mundo

Ban Ki-moon pede a rebeldes da RD Congo que abandonem Goma

Agência France-Presse
postado em 25/11/2012 17:01
NOVA YORK - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, telefonou neste domingo aos rebeldes do M23 para pedir que entreguem as armas e abandonem a cidade de Goma, na República Democrática de Congo, atendendo as decisões da cúpula de Kampala adotadas no sábado.

"O secretário-geral pediu ao M23 que entregue imediatamente suas armas, como prevê o acordo de Kampala, e proceda com a saída imediata de suas forças de Goma", revelou o porta-voz de Ban em um comunicado.



Ban "alenta as partes a prosseguir com o diálogo com os dirigentes da região dos Grandes Lagos", que no sábado, em Kampala pediram ao M23 a suspensão de "todas as atividades de guerra" e a saída da cidade de Goma "nas próximas 48 horas".

Segundo os dirigentes africanos, o governo da República Democrática do Congo (RDC) estaria disposto a aceitar algumas reivindicações dos rebeldes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação