Agência France-Presse
postado em 26/11/2012 17:47
Beirute - A Coalizão opositora síria nomeou nesta segunda-feira (26/11) Walid Safour para o posto de "embaixador" em Londres, fazendo deste o segundo representante diplomático da oposição no exterior depois do de Paris, indica um comunicado publicado no Facebook."A Coalizão opositora anuncia a nomeação em Londres do presidente da Comissão Síria de Direitos Humanos (CSDH), Walid Safour, para o posto de embaixador em Londres. Ele será, com isso, o segundo embsixador da revolução síria", indica a Coalizão da Revolução Síria em sua página no Facebook.
Nascido em Homs, morando atualmente em Londres, este ex-professor de 62 anos foi preso várias vezes na Síria, e participou da fundação do CSDH, em 1986. Ele também já foi representante da Irmandade Muçulmana na Grã-Bretanha.
No dia 20 de novembro, o Reino Unido reconheceu a nova Coalizão opositora síria como "a única representante legítima do povo sírio" e pediu que nomeasse um representante em Londres.
O anúncio foi feito na Câmara dos Comuns pelo chefe da diplomacia britânica, William Hague, seguindo as iniciativas da França, da Turquia e das monarquias do Golfo.
A maioria dos grupos da oposição síria assinou no dia 11 de novembro em Doha um acordo criando uma "Coalizão" visando a combater de forma unificada o regime de Bashar al-Assad.