Mundo

Poeta opositor é condenado a prisão perpétua pelo tribunal de Qatar

Agência France-Presse
postado em 29/11/2012 19:16
Doha - Um tribunal do Qatar condenou nesta quinta-feira (29/11) à prisão perpétua um poeta acusado de incitação contra o regime e difamação do príncipe herdeiro desta monarquia do Golfo que apoia as revoltas da Primavera Árabe, informou seu advogado.

"Um tribunal catariano condenou à prisão perpétua Mohamed al Ajami", também conhecido por Ibn al Dhib, por "incitação contra o regime, difamação do príncipe herdeiro" Tamim Ben Hamad Al Thani e "atentado à Constituição", declarou o advogado Néjib al Naimi.

O advogado destacou que recorrerá da sentença decretada "após seis audiências, a maioria secretas". Al-Naimi afirma ter protestado, em vão, contra a composição da Corte, cujo presidente também era o "juiz de instrução" do processo.



Em virtude das acusações, o poeta poderia ser condenado, no máximo, a cinco anos de prisão, denunciou Naimi, ex-ministro da Justiça do Qatar. "A pena de prisão perpétua só se aplica ao caso de tentativa de golpe de Estado".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação