Buenso Aires - A presidente argentina, Cristina Kirchner, não viajará à Cúpula da Unasul que se reúne nesta sexta-feira em Lima por apresentar "um quadro de lombalgia", informaram os médicos da presidente.
A presidente Kirchner "apresenta um quadro de lombalgia, razão pela qual foi recomendado que não realize a viagem à cidade de Lima, Peru, onde será realizada a reunião da Unasul" (União de Nações Sul-Americanas), afirma um comunicado assinado pela Unidade Médica Presidencial.
Por conselho de seus médicos, Kirchner, de 59 anos, tampouco participou no dia 17 de novembro da Cúpula Ibero-Americana realizada na cidade espanhola de Cádiz.
À margem do quadro de lombalgia, a chefe de Estado sofreu vários episódios de hipotensão, o último deles no fim de outubro.
Em janeiro, menos de um mês depois de ter assumido seu segundo mandato, a chefe de Estado foi submetida a uma operação de retirada da glândula tireoide, embora finalmente tenha sido constatado que não sofre com o câncer que havia sido diagnosticado inicialmente.