Agência France-Presse
postado em 30/11/2012 15:12
Milhares de opositores kuwaitianos manifestaram nesta sexta-feira pelo boicote das eleições legislativas, que acontecem amanhã, devido a uma alteração da lei eleitoral."O povo quer a revogação da emenda e nós vamos boicotar as eleições", gritava a multidão pacífica durante o protesto, autorizado pelo governo, situação muito diferente das manifestações anteriores marcadas pela violência.
Mulheres, muitas delas com a cabeça coberta com o tradicional véu, e crianças, acenando a bandeira nacional e bandeiras laranja, participaram do evento liderado por figuras da oposição, entre elas o ex-presidente da Câmara, Ahmad al-Saadoun, e dois ex-deputados, Mussallam al-Barrak e Faisal al-Muslim.
A oposição islamista, nacionalista e liberal realiza campanha pelo boicote da eleição em protesto contra uma emenda à lei eleitoral, considerada inconstitucional e que poderia levar à manipulação de resultados.
Agora a lei prevê que cada eleitor escolha apenas um candidato, enquanto antes podiam nomear até quatro candidatos. Cada uma das cinco circunscrição do emirado podem eleger 10 membros.
As manifestações organizadas pela oposição desde 21 de outubro têm atraído dezenas de milhares de pessoas e muitas vezes acabam em violência. Dezenas de manifestantes e policiais ficaram feridos em protestos.
A eleição de sábado é a segunda deste e ano e a quinta desde meados de 2006. O emirado vive crises repetidas entre o Parlamento e o governo liderado pela família real Al-Sabah.