Mundo

Venezuela e China assinam acordos bilaterais na área energética

Agência France-Presse
postado em 01/12/2012 21:29

Caracas - Venezuela e China assinaram novos acordos de cooperação sobre projetos elétricos e petrolíferos durante uma visita de ministros do país sul-americano a Pequim, informou em um comunicado este sábado o Ministério de Comunicação e Informação.

"Foi assinado um acordo para o desenvolvimento de 900 megawatts de energia elétrica com base no coque de petróleo e carvão; para novas áreas de prospecção petrolífera, como Junín 10 Sur, e para o desenvolvimento de campos existentes", disse o ministro do Petróleo, Rafael Ramírez.

Ramírez participou da XI Reunião da Comissão Mista de Alto Nível (CMAN) China-Venezuela em Pequim, junto ao ministro de Planejamento e chefe da delegação venezuelana, Jorge Giordani.

"A República Popular da China, a segunda maior economia no mundo e a República Bolivariana da Venezuela, a primeira reserva certificada de petróleo a nível mundial, são duas economias que se complementam perfeitamente", destacou Ramírez, que também é presidente da PDVSA.

A Venezuela vende 640.000 barris diários de petróleo à China, dos quais 264.000 se destinam a pagar a dívida que tem com o país, por créditos que Pequim ofereceu nos últimos anos, de mais de 30 bilhões de dólares.

Nos últimos anos, ambos os países fizeram milionários acordos nas áreas petrolífera, energética, de construção, indústria e tecnologia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação