Mundo

Presidente e partidos do México assinam acordo para impulsionar reformas

Agência France-Presse
postado em 02/12/2012 20:04

México - Os três principais partidos políticos do México e o recém empossado presidente do país, Enrique Peña Nieto, assinaram neste domingo um acordo para impulsionar reformas para fortalecer a democracia, combater as desigualdades sociais e promover o crescimento econômico.

O "Pacto pelo México" foi adotado pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI), no poder, o conservador Partido de Ação Nacional (PAN) e o esquerdista Partido da Revolução Democrática (PRD), as três principais forças no Legislativo mexicano.

"A importância deste pacto é que os partidos, seguindo suas agendas políticas, decidiram privilegiar pontos comuns e colocá-los por escrito (...) o pacto dá estabilidade, certeza e rumo ao México", disse Peña Nieto na cerimônia de assinatura.

O documento foi assinado no histórico castelo de Chapultepec pelo presidente e líderes dos partidos, do PRI, Cristina Díaz; do PAN, Gustavo Madero, e do PRD, Jesús Zambrano.

Em tom de crítica, Zambrano disse que o PRD não esquecerá sua linha de esquerda opositora, principalmente no terreno social. "Nos dói profundamente a desigualdade e a enorme e quase ofensiva concentração da riqueza nos setores de receitas mais altas", disse.

Madero, do PAN, afirmou que o pacto "não condiciona nosso exercício crítico diante do novo governo", mas reconheceu Peña Nieto por "dar este grande passo de construir os consensos que necessitamos para impulsionar o desenvolvimento" do México.

O pacto contempla cinco linhas de ação nos campos de direitos e liberdades, crescimento econômico e competitividade, segurança e justiça, transparência e combate à corrupção e governabilidade democrática.

As ações concretas alcançadas no pacto são, por exemplo, reformas na educação e nas telecomunicações.

Desde a eleição intermediária de 1997, nenhum partido tem a maioria no Legislativo mexicano, o que dificultou a aprovação das reformas.

Peña Nieto, do PRI, assumiu a presidência do México sábado com um ambicioso plano de governo que contempla 13 ações orientadas principalmente a restabelecer a paz, em um país atingido pela violência do narcotráfico, e combater a pobreza.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação