Agência France-Presse
postado em 03/12/2012 14:35
Istambul - Caças da aviação turca foram enviados nesta segunda-feira (3/12) para a fronteira com a Síria após o bombardeio efetuado pelo Exército do presidente Bashar al-Assad contra posições rebeldes em uma localidade situada perto da Turquia, indicou um diplomata turco.Caças F-16 decolaram como "medida de precaução" da base de Diyarbakir, no sudeste da Turquia, após um ataque da aviação síria contra Ras al-Ain, uma localidade síria tomada no mês passado pelos insurgentes, disse este diplomata que pediu para não ser identificado.
Durante este ataque, vários projéteis disparados da Síria de origem indeterminada caíram na localidade turca vizinha a Ceylanpinar, provocando pânico entre os moradores.
Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, pelo menos 12 pessoas, incluindo 8 rebeldes, foram mortos nesse ataque contra um bairro de Ras al-Ain, ocupado por rebeldes integrantes de movimentos islamitas radicais.
A Turquia, que apoia os rebeldes sírios contra o regime do presidente Bashar al-Assad, pediu recentemente aos seus aliados da Otan a mobilização de mísseis terra-ar Patriot ao longo de sua fronteira com a Síria para proteger seu território.