Agência France-Presse
postado em 03/12/2012 18:29
CAIRO, 03 dez 2012 (AFP) - O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al-Arabi, disse nesta segunda-feira que o regime sírio pode cair "a qualquer momento" por causa do avanço das forças da oposição."Isso pode acontecer a qualquer momento", declarou Nabil al-Arabi em uma entrevista concedida à AFP, perguntado sobre quando o regime de Bashar al-Assad poderia chegar ao fim. "Há combates em Damasco", e depois de vinte meses de violência "acredito que acontecerá em breve", prosseguiu.
Leia mais notícias de Mundo
"Os fatos no campo de batalha mostram claramente que a oposição síria avança politicamente e militarmente. Progride a cada dia", acrescentou Arabi na sede da Liga Árabe, no Cairo. Arabi acredita que a nova Coalizão Opositora, criada em novembro em Doha e sediada na capital egípcia, "vai avançar. Estamos em contato com eles e nos reunimos com eles o tempo todo", acrescentou.
Consultado sobre um contágio do conflito sírio para os países vizinhos, Arabi disse que a "possibilidade está lá, e não podemos descartá-la". Arabi também lamentou que o apoio da Rússia a Damasco impeça a ONU de avançar nesta questão, mas disse que a posição da China, que também apoia o regime sírio no Conselho de Segurança, poderá mudar. "As declarações feitas pelos chineses (...) mostram que estão mais flexíveis", declarou.
Sobre o papel do Irã, considerado o aliado mais fiel de Bashar al-Assad, o chefe da Liga Árabe disse que Teerã não é "tão influente".