Agência France-Presse
postado em 04/12/2012 16:04
Cidade da Guatemala - O pioneiro dos sistemas antivírus americano John McAfee, procurado por Belize para ser interrogado sobre a morte de um vizinho, se encontra na Cidade da Guatemala, onde contratou nesta terça-feira (4/12) o advogado Telésforo Guerra com o objetivo de conseguir asilo político."McAfee é perseguido em Belize, perseguido politicamente porque deixou de financiar o governo, que acusa de um delito comum e corrente; então o que devo conseguir para ele é uma autorização de asilo", declarou o advogado.
Indagado se McAfee tem medo de ser morto, Guerra respondeu: "Sim, ele teme por sua vida porque, depois de ter ajudado e apoiado o atual governo em Belize, agora eles querem mais dinheiro para embolsar sem investir em nada".
McAfee vivia em Belize, ex-colônia britânica, há quatro anos, e passou a ser procurado pelas autoridades após o assassinato do vizinho, nativo da Flórida, Gregory Faull.
Faull foi encontrado morto em sua casa na ilha caribenha de Ambergris Caye, no mês passado, em uma piscina de sangue.
Faull, de 52 anos, foi baleado pelas costas na cabeça, de acordo com informações da polícia. Não havia sinais de assalto e seu laptop e seu celular desapareceram.
McAfee alega estar sendo perseguido pelas autoridades de Belize, com quem teve problemas após se recusar a fazer uma doação para a campanha de um político local.