Mundo

Adolescentes que agrediram árbitro holandês serão julgados por "homicídio"

Agência France-Presse
postado em 04/12/2012 17:19
Haia - Três adolescentes holandeses serão julgados por "homicídio" na próxima quinta-feira (6/12), após terem sido acusados de espancar até a morte um auxiliar de arbitragem depois de uma partida de futebol amador disputada no último domingo em Almere, na região central do país.



"Dois jovens de 15 anos e outro de 16, suspeitos de ter agredido brutalmente um auxiliar de arbitragem de 41 anos comparecerão no dia 6 de dezembro diante de um juiz no tribunal de Lelystad, revelou o ministério público holandês num comunicado.

O juiz terá que determinar se prorroga a detenção provisória dos adolescentes, presos na madrugada de segunda-feira em seus domicílios da capital Amsterdã.

"Os suspeitos são acusados de homicídio, brutalidade e violência em local público", explicaram as autoridades locais, que não descartam outras detenções.

O auxiliar de arbitragem Richard Nieuwenhuizen foi agredido por jogadores do SV Nieuw Sloten, de Amsterdã após o jogo contra o time local, o SC Buitenboys de Almere.

No apito final, os jovens partiram para cima do ;bandeirinha;, que recebeu vários golpes na cabeça, inclusive quando estava no chão. Horas depois da agressão, Nieuwenhuizen passou mal e foi levado ao hospital, no qual foram detectadas lesões cerebrais. Pouco depois foi declarada sua "morte clínica".

A agressão foi condenada não apenas pelas autoridades do país, mas também pelos mais altos dirigentes do futebol mundial. O presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter se disse "profundamente chocado por este incidente trágico".

Já a Federação holandesa (KNVB) decidiu cancelar todas as 33.000 partidas de futebol amador previstas para o próximo fim de semana e decretou um minuto de silêncio antes de todos os jogos profissionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação