Agência France-Presse
postado em 04/12/2012 19:52
Bruxelas - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu nesta terça-feira (4/12) à Otan e à Rússia que pressionem a Coreia do Norte para que desista de lançar um foguete considerado pelos ocidentais e parte da comunidade internacional ser um míssil."Os Estados Unidos estão profundamente preocupados com o recente anúncio por parte da Coreia do Norte da intenção de lançamento de um foguete", declarou Hillary durante uma reunião de ministros das Relações Exteriores da Otan e da Rússia em Bruxelas, de acordo com a transcrição realizada por um responsável americano.
"Pedimos que todos aqui presentes peçam publicamente à Coreia do Norte que respeite suas obrigações em virtude das decisões do Conselho de Segurança da ONU", completou.
Pyongyang anunciou no sábado que lançará ao espaço, entre 10 e 22 de dezembro, um satélite de observação terrestre transportado por um foguete.
Os Estados Unidos e seus aliados na Ásia - Coreia do Sul e Japão - condenaram com veemência o anúncio do regime comunista de Pyongyang, sobre o qual já pesam várias sanções internacionais devido a dois testes nucleares realizados em 2006 e 2009.