Mundo

Brasil pede explicação a chanceler de Israel sobre aumento de assentamentos

Rodrigo Craveiro
postado em 05/12/2012 08:16
Rafael Eldad, embaixador israelense em Brasília, foi questionado ontem pelo embaixador Paulo Cordeiro
O Ministério das Relações Exteriores brasileiro repetiu o gesto de cinco países da União Europeia ; França, Reino Unido, Suécia, Espanha e Dinamarca ; e convocou o embaixador israelense, Rafael Eldad, a prestar esclarecimentos sobre a decisão do governo Benjamin Netanyahu de acelerar a construção de assentamentos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. O chamado projeto E1 dividiria o território palestino ao meio e, segundo vários governos ocidentais, inviabilizaria qualquer solução para o conflito no Oriente Médio baseada em dois Estados.

Fontes diplomáticas israelenses confirmaram ao Correio Braziliense que, ao longo das últimas semanas, mantiveram ;muitas reuniões; com ;altas figuras; do Itamaraty. No fim da manhã de ontem, Eldad e o embaixador Paulo Cordeiro, subsecretário de África e Oriente Médio, discutiram ;vários temas;, entre eles a questão da adesão da Autoridade Palestina na Organização das Nações Unidas (ONU) sob o status de Estado observador não membro. Funcionários da embaixada em Brasília disseram aguardar um posicionamento oficial da chancelaria israelense.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação