Agência France-Presse
postado em 06/12/2012 12:43
BRUXELAS - A União Europeia (UE) pediu um painel de resolução de disputas da Organização Mundial do Comércio (OMC) para que se resolva a disputa com a Argentina pelas restrições às importações que prejudicam os países europeus, indicou nesta quinta-feira (6/12) em um comunicado."As restrições às importações da Argentina violam os tratados internacionais de comércio e prejudicam as exportações da UE", indicou em um comunicado, seis meses depois que o bloco apresentou uma queixa contra Buenos Aires ante a ONU quanto a este tema.
Em maio, a UE denunciou a Argentina pelas restrições às importações impostas pelo governo da presidente Cristina Kirchner e convidou outros países a se unirem a esta cruzada.
A denúncia iniciou um longo processo na OMC. Em uma primeira fase, as duas partes foram convocadas a negociar com o objetivo de que a Argentina levantasse estas medidas.
Mas, passado o prazo sem que um acordo tenha sido alcançado, o bloco pediu a instalação de um painel de arbitragem que terá de se pronunciar sobre a legalidade das medidas.