Agência France-Presse
postado em 07/12/2012 09:39
Washington - Os Estados Unidos realizaram um teste nuclear limitado subterrâneo para estudar o comportamento dos materiais nucleares sem desencadear uma explosão atômica, informou o Departamento de Energia. O teste, executado na quarta-feira (5/12) em Nevada, pretende reunir dados científicos que "proporcionem informação crucial para manter a segurança e efetividade da armas nucleares do país", afirma um comunicado."Os testes limitados mantêm nossas capacidades para assegurar que podemos manter um arsenal seguro e efetivo sem a necessidade de executar testes subterrâneos", afirmou o diretor da Administração Nacional de Segurança Nuclear, Thomas D;Agostino. O experimento, conhecido como Pollux, foi coordenado por funcionários do departamento de segurança nacional em Nevada, do Laboratório Nacional de Los Alamos e dos Laboratórios Nacionais Sandia.
Este foi o 27; teste do tipo. O anterior, conhecido como Barolo B, aconteceu em fevereiro de 2011. Os testes nucleares limitados, que não provocam uma reação em cadeia para gerar uma explosão atômica, examinam o comportamento do plutônio quando o mesmo é sacudido por forças produzidas por químicos altamente explosivos.
O experimento de quarta-feira passou praticamente desapercebido nos Estados Unidos, mas gerou fortes críticas em Hiroshima, cidade japonesa destruída pelos americanos com uma bomba atômica ao fim da Segunda Guerra Mundial.