Mundo

EUA anunciam teste nuclear limitado, diz Departamento de Energia do país

Agência France-Presse
postado em 07/12/2012 09:39
Washington - Os Estados Unidos realizaram um teste nuclear limitado subterrâneo para estudar o comportamento dos materiais nucleares sem desencadear uma explosão atômica, informou o Departamento de Energia. O teste, executado na quarta-feira (5/12) em Nevada, pretende reunir dados científicos que "proporcionem informação crucial para manter a segurança e efetividade da armas nucleares do país", afirma um comunicado.

"Os testes limitados mantêm nossas capacidades para assegurar que podemos manter um arsenal seguro e efetivo sem a necessidade de executar testes subterrâneos", afirmou o diretor da Administração Nacional de Segurança Nuclear, Thomas D;Agostino. O experimento, conhecido como Pollux, foi coordenado por funcionários do departamento de segurança nacional em Nevada, do Laboratório Nacional de Los Alamos e dos Laboratórios Nacionais Sandia.



Este foi o 27; teste do tipo. O anterior, conhecido como Barolo B, aconteceu em fevereiro de 2011. Os testes nucleares limitados, que não provocam uma reação em cadeia para gerar uma explosão atômica, examinam o comportamento do plutônio quando o mesmo é sacudido por forças produzidas por químicos altamente explosivos.

O experimento de quarta-feira passou praticamente desapercebido nos Estados Unidos, mas gerou fortes críticas em Hiroshima, cidade japonesa destruída pelos americanos com uma bomba atômica ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação