Agência France-Presse
postado em 07/12/2012 09:44
Haia - A polícia holandesa anunciou nesta sexta-feira (7/12) a detenção de um quarto adolescente por seu envolvimento na brutal agressão que acabou com a vida de um auxiliar de arbitragem no domingo passado após uma partida de juvenis em Almere, no centro do país. "No âmbito da investigação da agressão contra um auxiliar de arbitragem de Almere, foi detido na quinta-feira à noite um quarto suspeito", informou a polícia em um comunicado, informando que se trata de um jovem de 16 anos morador de Amsterdã.Outros três jovens, dois de 15 anos e outro de 16, já foram detidos na segunda-feira na capital holandesa por este caso e o juiz decidiu na quinta-feira uma prolongação de 14 dias de sua prisão provisória, à espera de um julgamento. Após uma partida de juvenis na qual havia atuado como auxiliar de arbitragem, Richard Nieuwenhuizen foi agredido por adolescentes da equipe visitante, o SV Nieuw Sloten de Amsterdã, que acabava de jogar uma partida "amadora" contra o SC Buitenboys de Almere.
Depois do apito final, vários adolescentes espancaram o auxiliar de arbitragem, especialmente na cabeça, quando estava jogado no chão. Horas após a agressão, o auxiliar morreu depois de ter sido hospitalizado porque não se encontrava bem. A polícia investiga o caso e ouve "dezenas" de testemunhas, e não se descarta que ocorram mais detenções.
A Federação Holandesa decidiu adiar as 33.000 partidas de futebol amador previstas para o fim de semana e será feito um minuto de silêncio nas partidas profissionais. Os jogadores utilizarão braçadeiras pretas em sinal de luto. Também está prevista a celebração no domingo de uma marcha silenciosa em Almere.
A Fifa também ordenou um minuto de silêncio em memória do árbitro antes do início da primeira partida do Mundial de Clubes no Japão, disputada na quinta-feira entre o Sanfrecce Hiroshima e O Auckland City (1-0).