Agência France-Presse
postado em 08/12/2012 09:55
Teerã - O Irã condenou neste sábado um teste nuclear realizado pelos Estados Unidos em um local subterrâneo de Nevada que demonstra, segundo Teerã, a rejeição americana a um "desarmamento total". "O Irã condena o recente teste nuclear dos Estados Unidos", declarou Ramin Mehmanparast, porta-voz do ministério das Relações Exteriores, citado pelo site da televisão estatal.[SAIBAMAIS]Este teste demonstra a rejeição de Washington em aceitar "um desarmamento total", acrescentou. O Irã, que foi "vítima das armas de destruição em massa (durante a guerra Irã-Iraque), busca que seja aplicada em nível internacional a fatwa (do guia supremo aiatolá Ali Khamenei) segundo a qual o Islã proíbe a produção, a posse e a utilização de tais armas".
Leia mais notícias em Mundo
Os Estados Unidos realizaram na quarta-feira um teste nuclear para estudar o comportamento de materiais nucleares sem recorrer à fissão.
O teste, batizado de Pollux, tinha por objetivo coletar dados científicos que "darão informações cruciais para manter a segurança e a eficácia das armas nucleares americanas", indicou a Administração de Segurança Nuclear Nacional (NNSA) do ministério da Energia.