Agência France-Presse
postado em 08/12/2012 12:33
Adis Abeba - A União Africana convocou neste sábado um diálogo no Egito em torno do questionado projeto do poder de organizar no dia 15 de dezembro um referendo sobre uma revisão constitucional.A presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini Zuma, "destaca o imperativo que significa para todas as partes envolvidas iniciar um diálogo e trabalhar na perspectiva de um processo consensual de elaboração de uma Constituição", em um comunicado publicado em Adis Abeba, sede da UA.
Leia mais notícias em Mundo
Um enfoque assim é indispensável "para superar as dificuldades atuais e responder às expectativas geradas pela revolução de 2011" no país, prossegue o comunicado, que aponta a disposição da UA para ajudar em um processo assim.
No Egito, a oposição exige a retirada do decreto promulgado pelo presidente islamita Mohamed Mursi para ampliar seu poder, que escapa ao controle da justiça.
A oposição egípcia também denunciou o referendo programado para o dia 15 de dezembro sobre um projeto de Constituição, ao considerar que deixa o caminho aberto para a islamização da legislação e não oferece garantias para as liberdades, em particular a de expressão e a de religião.