Mundo

Ban Ki-moon diz que acordo climático é apenas o primeiro passo

Agência France-Presse
postado em 08/12/2012 18:31
Nova York - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, acredita que o novo acordo sobre o aquecimento global é apenas um primeiro passo e que os governos devem fazer "muito mais" para conter o aumento da temperatura, disse seu porta-voz neste sábado (8/12).

Ban saúda o pacote de acordos alcançado em Doha para combater a mudança climática e prolongar a vida do Protocolo de Kyoto, o que abrirá caminho para um "acordo exaustivo e legalmente vinculante para 2015", ressaltou o porta-voz Martin Nesirky.

Apesar disso, "o secretário-geral considera que muito mais precisa ser feito e pede aos governos, às empresas, à sociedade civil e aos cidadãos, que acelerem as ações de forma que o aumento da temperatura global possa ser limitado a dois graus celsius".

Ban "aumentará seu envolvimento pessoal nos esforços para aumentar a aspiração, ampliar o financiamento, e comprometer os líderes mundiais no momento em que agora avançamos para o acordo global", acrescentou.

O Protocolo de Kyoto -- o único acordo vinculante para reduzir as emissões de gases de efeito estufa que provocam o aquecimento -- expira em 31 de dezembro e o acordo de Doha foi alcançado neste sábado (8) depois de 12 dias de duras negociações com a oposição da Rússia para que o pacto fosse estendido, disseram diplomatas.

O prolongamento de Kyoto foi aprovado com a assinatura dos 27 membros de União Europeia, além de Austrália, Suíça e de outras oito nações industrializadas, e os compromete a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa antes de 2020.

As negociações, que deveriam ter sido concluídas na sexta-feira (7/12), se estenderam por mais um dia e estão agora paralisadas na questão da ajuda financeira que os países do Sul exigem das nações industrializadas para que enfrentem os efeitos do aquecimento global.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação