Mundo

Mario Monti anuncia que renunciará depois que orçamento for aprovado

Agência France-Presse
postado em 08/12/2012 18:57

Roma - O presidente do Conselho italiano, Mario Monti, declarou neste sábado (8/12) ao presidente Giorgio Napolitano que tem a intenção de apresentar sua renúncia, depois que for aprovada a lei de estabilidade orçamentária, indicou um comunicado do Quirinal, a Presidência da República.

Monti "considera que não é possível continuar seu mandato e manifestou, em consequência disso, sua intenção de apresentar sua renúncia", indica o comunicado, revelado após o anúncio de Silvio Berlusconi de que se candidatará às próximas eleições legislativas, no início de 2013.

O chefe do governo se reuniu durante mais de uma hora com o presidente italiano neste sábado à noite.

Monti "verificará o mais rapidamente possível" se as forças políticas que não pretendem assumir a responsabilidade por "uma crise de consequências mais graves, também em nível europeu", estão preparadas para "contribuir com a aprovação da lei de estabilidade orçamentária em um prazo curto", indica o comunicado.

"Imediatamente depois, uma vez que o Conselho de Ministros tenha sido ouvido, o presidente do Conselho vai formalizar sua demissão irrevogável e a entregará nas mãos do chefe de Estado", acrescenta o texto.

O ex-presidente do Conselho Silvio Berlusconi, de 76 anos, surpreendeu neste sábado ao anunciar que pretende se candidatar pela centro-direita às eleições legislativas de 2013, que, a princípio, devem ser realizadas em março.



Durante a reunião no Quirinal, o presidente Napolitano informou Monti das conversas que teve "com os representantes das forças políticas, que apoiam desde o início (fim de 2011) o governo e com os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados".

Monti disse durante a conversa o secretário-geral do PdL, Angelino Alfano, havia feito na sexta uma declaração que "constitui, em sua essência, um julgamento negativo do governo e de sua linha de ação".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação