Agência France-Presse
postado em 10/12/2012 11:30
Paris - A presidente Dilma Rousseff inicia na terça-feira (11/12) uma visita de Estado à França, na qual será recebida no palácio presidencial do Eliseu por seu colega francês François Hollande, com quem inaugurará um "Fórum de Progresso Social" dedicado ao crescimento econômico.Esta "primeira visita bilateral à França de Dilma Rousseff desde sua eleição" é "muito importante e demonstra a força e a solidariedade das relações entre nossos dois países", declarou na segunda o porta-voz do ministério francês das Relações Exteriores, Philippe Lalliot. A respeito da licitação brasileira para a compra de 36 aviões de combate, que conta com a participação do Rafale, da empresa francesa Dassault, competindo com o F/A-18 Super Hornet da americana Boeing e com o Gripen NG da sueca Saab, o porta-voz afirmou que "se trata de uma decisão soberana" do Brasil.
"A presidente Dilma Rousseff conhece a qualidade de nossa associação, em particular em relação à transferência de tecnologia" e "sabe, porque demonstramos na execução de contratos anteriores, a qualidade e a realidade dos compromissos da França no tema;, disse Lalliot, acrescentando que "tem todos os elementos para decidir quando desejar". Depois de sua chegada e da cerimônia de recepção na manhã de terça-feira, Dilma será recebida durante a tarde por Hollande no Palácio do Eliseu.
Os dois presidentes concederão após a reunião uma coletiva de imprensa conjunta. Durante a noite participarão de um jantar de gala em homenagem à presidente brasileira. Antes, François Hollande e Dilma Rousseff devem inaugurar um "Fórum do Progresso Social", cujo objetivo é "reinstalar o crescimento no centro do debate público mundial". Este encontro é organizado conjuntamente pela Fundação Jean Jaures (França) e pelo Instituto Lula (Brasil).
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falará no dia 12 de dezembro, segundo e último dia do evento.