Mundo

Estados Unidos evitam se pronunciar sobre a saúde de Hugo Chávez

postado em 10/12/2012 19:12
Washington - Os Estados Unidos evitaram nesta segunda-feira (10/12) se pronunciar sobre o estado de saúde do presidente venezuelano, Hugo Chávez, embora tenham pedido que, se chegar a ser necessária uma sucessão presidencial, que seja realizada seguindo o estipulado pela Constituição do país.

"Deixamos com as autoridades venezuelanas" qualquer pergunta sobre a saúde de Chávez, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, em uma entrevista coletiva à imprensa.

[SAIBAMAIS]Mas, "obviamente, estamos acompanhando de perto os eventos que se desenvolvem por lá", disse Nuland. "Seria bom que qualquer sucessão seguisse os termos da Constituição venezuelana".

O presidente Chávez, de 58 anos, chegou nesta segunda-feira a Cuba para ser submetido nos próximos dias a uma delicada quarta cirurgia contra um câncer detectado no ano passado, a um mês da cerimônia que marcará a sua permanência no cargo depois de sua reeleição em outubro.

Os Estados Unidos desejam a Chávez, há 14 anos no poder, uma pronta recuperação, "como a qualquer pessoa que sofre o que ele está sofrendo", disse Nuland.

A porta-voz ressaltou que a Constituição venezuelana "define a política para a sucessão", caso Chávez não possa governar.



Se for necessário convocar novas eleições, "a expectativa" do continente, dos Estados Unidos e do povo venezuelano é que estas sejam "pacíficas, inclusivas, livres e realizadas com igualdade de condições".

Nuland reiterou que Washington deseja ter "as melhores comunicações" com Caracas, mas "não há planos atualmente para restabelecer os embaixadores", que ambos os países não têm desde 2010.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação