Mundo

Colorado é o segundo estado americano a legalizar a maconha para recreação

Agência France-Presse
postado em 10/12/2012 20:25
Los Angeles - O Colorado se tornou o segundo estado americano a legalizar a maconha para uso recreativo esta segunda-feira (10/12), quando o governador sancionou um projeto de lei sustentado pelos eleitores.

Dias depois de os usuários do estado de Washington (noroeste) comemorarem a entrada em vigor de uma lei similar, o governador do Colorado (oeste), John Hichenlooper, sancionou uma lei que legaliza o uso pessoal, o porte e o cultivo limitado de maconha para adultos a partir dos 21 anos.

Os eleitores do Colorado apoiaram a Emenda 64, que legaliza o uso de maconha em 6 de novembro, em um dos muitos referendos estaduais celebrados no mesmo dia das eleições presidenciais em que Barack Obama foi reeleito para um segundo mandato.

"Os eleitores foram altos e claros no dia da eleição", disse o governador, enquanto assinava a medida para torná-la lei. "Começaremos a trabalhar imediatamente com a Assembleia Geral (do estado) e com as agências estaduais para implementar a Emenda 64", acrescentou.

No entanto, alertou: "Ainda é ilegal, segundo as leis estaduais, comprar ou vender maconha em qualquer quantidade, assim como consumi-la em público ou de forma que ponha em risco os demais".

[SAIBAMAIS]A lei federal americana ainda proíbe o uso recreativo, o que complica a situação para os dois estados do oeste que a legalizaram. O consumo de maconha com fins terapêuticos já é permitido em vários estados do país.

Consciente das contradições legais, Hickenlooper anunciou ainda a criação de uma unidade para a implementação da Emenda 64.



"A unidade considerará e resolverá uma série de questões legais, políticas e processuais que afetam várias partes e interesses para implementar essa nova emenda constitucional", anunciou seu gabinete em um comunicado.

"Todas as partes compartilham o interesse em criar regulamentações eficientes e efetivas que contribuam para o desenvolvimento responsável das novas leis sobre a maconha", acrescentou.

O estado vizinho de Washington, Oregon, também realizou um referendo sobre a legalização do consumo recreativo da maconha em 6 de novembro passado, mas seus cidadãos o rejeitaram por 55% dos votos contra 45%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação