Mundo

Berlusconi abre campanha na Itália com críticas a Monti e Alemanha

Agência France-Presse
postado em 11/12/2012 15:24
Roma - O magnata das comunicações Silvio Berlusconi iniciou nesta terça-feira (11/12) a campanha eleitoral da Itália com uma severa critica contra o governo "germano-centralizado" de Mario Monti, que, por sua parte, recordou aos italianos que foi ele que evitou que a Itália "tivesse o mesmo destino da Grécia ".

Quase um ano depois de deixar o poder, "Il Cavaliere" voltou com disposição total para a batalha política, maquiado e aproveitando de seus canais de televisão para fazer declarações bombásticas.

"A taxa de risco? Não tinha ouvido falar sobre isso, apenas no último ano. Isso não interessa a ninguém", afirmou em uma entrevista por telefone ao Canal 5, uma das emissoras de que é proprietário, referindo-se ao índice que mede a confiança dos mercados em comparação aos valores da Alemanha. "É um truque, uma invenção com a qual tentam provocar a queda da maioria eleita pelos italianos que governava o país".

Berlusconi insistiu em criticar a política da Itália centralizada na Alemanha, algo que, segundo ele, piorou a situação econômica da península.

"Não quero dizer que erros foram cometidos, mas Mario Monti seguiu uma política muito ;germano-centralizada;. Os indicadores econômicos pioraram. Não cabe fazer julgamentos, mas todos os dados são negativos", disse.

A taxa de risco da Itália subiu imediatamente em reação às declarações de Berlusconi, que anunciou sua candidatura pela coalizão de direita ao cargo de primeiro-ministro nas eleições de 2013 e retirou seu apoio a Monti no Parlamento, provocando a renúncia antecipada do chefe de Governo.

"Infelizmente, o governo liderado por Monti nos levou a uma crise, ainda pior do que quando estávamos no governo", comentou, depois de citar como exemplo a redução do Produto Interno Bruto (PIB).

Berlusconi voltou a defender seu papel como líder europeu e afirmou que sempre foi contrário às medidas impostas pela Alemanha à Grécia, um país que está "à beira da guerra civil", disse.

Consultado sobre se a Europa teme seu retorno, respondeu sem hesitar: "Nem em sonhos".

Como resposta, Monti lembrou que foi a pessoa que ;evitou que para a Itália o destino da Grécia".

"Eu ficaria feliz em saber da receita para salvar a Itália e, ao mesmo tempo, garantir seu crescimento em um ritmo acelerado", comentou Monti, com seu tom sóbrio de professor, um completo oposto de Berlusconi.



Monti também evitou responder à pergunta sobre se aceitará ou não se candidatar às eleições de 2013.

"Não entendo tanto interesse no futuro de uma pessoa idosa", comentou.

Mais direta foi a reação oficial da Alemanha, que pediu, através de seu ministro das Relações Exteriores, que seu país "não seja usado como argumento de uma campanha populista".

Na véspera, a chanceler Angela Merkel expressou seu apoio a Monti por ter iniciado "as reformas necessárias".

Berlusconi voltou a defender seu papel como líder europeu e assegurou que sempre foi contra as medidas impostas pela Alemanha à Grécia, ;um país que está à beira da guerra civil;, segundo ele.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação