Mundo

Mahmud Abbas ameaça recorrer à Corte Internacional contra Israel

Agência France-Presse
postado em 11/12/2012 19:07
Ancara - O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, ameaçou nesta terça-feira (11/12), em Ancara, recorrer à Corte Penal Internacional (CPI) caso Israel aplique seu polêmico projeto de colonização na região de Jerusalém Oriental.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou a construção de 3 mil residências na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, especialmente no setor "E1", próximo a Jerusalém, em retaliação ao status da Palestina como Estado observador das Nações Unidas, obtido em 29 de novembro passado.

Se este projeto for efetivado unirá a colônia de Maalé Adumim aos bairros de colonização judaica já existentes em Jerusalém Oriental, dividindo a Cisjordânia e isolando a Cidade Santa, comprometendo a viabilidade de um futuro Estado palestino.



A comunidade internacional, em particular a União Europeia, condena o projeto.

"Se os israelenses escolherem a paz, estaremos prontos, mas se optarem pelas colônias, especialmente a E1, temos outras opções", explicou Abbas em entrevista coletiva ao lado do presidente turco, Abdullah Gul, em Ancara.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação