Mundo

EUA pede consequências para Pyongyang após lançamento de míssil

Agência France-Presse
postado em 12/12/2012 17:55
Nova York - Os Estados Unidos pediram nesta quarta-feira (12/12) consequências para a Coreia do Norte após o lançamento de um míssil, anunciou a embaixadora de Washington na ONU, Susan Rice, que indicou que a comunidade internacional debaterá ações a serem tomadas contra Pyongyang.

Rice afirmou que o lançamento "mostra que, apesar das claras advertências do Conselho de Segurança, a Coreia do Norte está determinada a seguir com seu programa balístico de mísseis sem atender às obrigações internacionais".

"Por isso, os membros do Conselho de Segurança devem trabalhar de forma conjunta para enviar à Coreia do Norte uma mensagem clara de que as violações das resoluções do Conselho terão consequências", explicou Rice aos jornalistas após a reunião.



"Nos próximos dias, os Estados Unidos trabalharão com seus companheiros do Conselho de Segurança e com seus aliados na comunidade internacional para que ações adequadas sejam adotadas", completou.

Rice afirmou que os atos da Coreia do Norte "põe em dúvida" o compromisso do país asiático para retomar as negociações em seis partes (Estados Unidos, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, China e Rússia) sobre seu arsenal nuclear.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação