Mundo

Vice da Venezuela diz que estado de Chávez evolui de "estável a favorável"

Agência France-Presse
postado em 13/12/2012 22:54
O processo de recuperação de Hugo Chávez, operado de um câncer na terça-feira passada, em Cuba, evolui de "estável a favorável", apesar de uma "hemorragia controlada oportunamente", disse nesta quinta-feira o vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

"Nas últimas horas o processo de recuperação evoluiu de estável a favorável", disse Maduro no encerramento da campanha em Aragua para as eleições estaduais na Venezuela.

"Ocorreu uma complicação por causa de uma hemorragia imprevista, que foi controlado oportunamente, mas significou uma situação difícil em seu momento", admitiu o vice-presidente, antes de destacar que a evolução "permite manter o diagnóstico de uma recuperação crescente, mas de qualquer modo, uma operação desta envergadura exige processos pós-operatórios delicados e prolongados".

A hemorragia e "medidas corretivas que permitiram seu controle" foram anunciadas mais cedo pelo ministro da Comunicação, Ernesto Villegas, que destacou a "progressiva e favorável recuperação dos sinais vitais" do presidente.

"Este processo de recuperação, no entanto, vai levar algum tempo em consequência da complexidade da intervenção praticada e também pelas complicações surgidas" na cirurgia.

"Na medida em que se mantiver a evolução favorável que está começando a ficar clara, está prevista a aplicação de tratamentos específicos adicionais" para "a restituição plena de sua saúde", acrescentou Villegas.

Chávez, 58 anos, foi operado na terça-feira passada em um hospital de Havana, pela quarta vez, de um câncer cuja localização jamais foi revelada, e enfrenta um pós-operatório que o governo definiu como "complexo e duro".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação