Agência France-Presse
postado em 17/12/2012 06:07
Caracas - O lider da oposição na Venezuela, Henrique Capriles, foi reeleito neste domingo (16/12) para o estado-chave de Miranda, derrotando o ex-vice-presidente Elías Jaua, informou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE). "Henrique Capriles obteve 50,35% (dos votos) e Elías Jaua, 46,13%", anunciou a presidente do CNE, Tibisay Lucena.Capriles disputava sua liderança da oposição, após ser derrotado em outubro passado nas presidenciais pelo presidente Hugo Chávez. O governador, de 40 anos, revalida assim sua posição de candidato a eleições diante da eventual vacância devido ao câncer que afeta Chávez.
"Já sabemos o resultado de Miranda! O povo falou e decidiu! Que viva Miranda", escreveu Capriles no Twitter. No rico estado de Zulia, o candidato ;chavista; Francisco Arias Cárdenas derrotou o atual governador, Pablo Pérez, segundo o CNE.
Arias Cárdenas, que já governou esta região produtora de petróleo em dois períodos, venceu com 50,99%, contra 46,74% para Pablo Pérez. Segundo o CNE, o chavismo venceu em 19 estados, a oposição em dois e outros dois estão indefinidos.
Os governistas tomaram ao menos quatro estados da oposição, incluindo Zulia, Carabobo e Táchira, enquanto a oposição conservou Lara, além de Miranda. Os estados indefinidos são Amazonas e Bolivar.