Agência France-Presse
postado em 17/12/2012 07:00
Cabul - Dez crianças morreram na explosão de uma mina no momento em que recolhiam lenha na província de Nanagahar, leste do Afeganistão, nesta segunda-feira (17/12). As crianças com idades entre 9 e 11 anos morreram quando uma delas ativou, acidentalmente, uma mina com um machado, informou à AFP Mohammad Sediq Dawlatzaiel, governador do distrito de Chaparhar."Uma antiga mina da época da jihad (contra as tropas soviéticas nos anos 80) explodiu, matando a 10 crianças e deixando duas feridas", disse. O porta-voz do governo da província de Nangarhar, Ahmad Zia Abdulzai, afirmou, no entanto, que a mina havia sido colocada no local pelos "inimigos do Afeganistão", em referência aos insurgentes talibãs.
Desde 1989, quando os soviéticos deixaram o país após uma década de presença militar, 700.000 minas foram desativadas e mais 15 milhões de restos de explosivos localizados, segundo números da ONU. Apesar dos esforços, mais de três décadas de guerra - com os soviéticos, a guerra civil dos anos 90 e contra as forças da Otan - transformaram o Afeganistão em um dos países com maior quantidade de minas do mundo.
Também nesta segunda-feira (17/12), uma forte explosão dentro das instalações de uma empresa terceirizada do exército afegão em Cabul deixou um morto e 15 feridos. A explosão aconteceu em um edifício na estrada de Jalalabad, na saída leste da capital afegã, mas não afetou a base de Camp Phoenix, que também fica na estrada, segundo a Isaf, a força internacional da Otan.