Mundo

Atentados com carro-bomba deixam 10 mortos e 32 feridos no Iraque

Agência France-Presse
postado em 17/12/2012 07:11
Bagdá - Dois atentados com carro-bomba deixaram 10 mortos e 32 feridos nesta segunda-feira (17/12) no norte do Iraque, um dia depois de uma série de ataques que mataram 18 pessoas. O primeiro atentado matou cinco pessoas e deixou 12 feridos em Jaznah, uma cidade de minoria shabak perto de Mossul, e outras duas explosões deixaram cinco mortos e 20 feridos perto de uma mesquita xiita na cidade de Tuz Jurmatu, na província de Kirkuk.

No domingo, uma onda de atentados no Iraque deixou 18 mortos e dezenas de feridos, principalmente em duas mesquitas xiitas e na sede de um partido político curdo no norte do país. A violência no Iraque diminuiu consideravelmente desde a onda de atentados de 2006 e 2007, mas os ataques continuam frequentes.

A comunidade xiita, majoritária no Iraque, é com frequência alvo dos atentados dos insurgentes sunitas. A comunidade shabak, uma seita que integra o xiismo e tem quase 30.000 membros, foi perseguida durante o regime de Saddam Hussein e depois virou alvo dos ataques da Al-Qaeda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação