Agência France-Presse
postado em 17/12/2012 12:57
Bogotá - Ao menos 27 pessoas morreram e 15 ficaram feridas nesta segunda-feira (17/12) em um acidente rodoviário ocorrido no centro da Colômbia depois que um ônibus com mais de 40 passageiros virou, informou o Ministério Público à AFP."São 24 pessoas falecidas no local e outras duas nos hospitais. Os corpos já estão sendo levados a Bogotá para o exame forense", disse à AFP Álvaro Escobar, diretor do Ministério Público do departamento de Cundinamarca (centro), onde ocorreu o acidente, acrescentando que havia ao menos 16 feridos.
No entanto, posteriormente outro dos feridos faleceu, um menino que havia sido levado ao hospital da localidade de Silvania. "No local do acidente morreram 9 homens, 14 mulheres e um menino, enquanto nos hospitais faleceram duas mulheres e o menor de idade, e os feridos caíram para 15", disse à AFP o assessor de imprensa do Ministério Público Nacional.
Horas antes, após o início do resgate das vítimas, Álvaro Cruz, governador do departamento de Cundinamarca, havia informado sobre o resgate de 16 cadáveres, mas previu que "possivelmente poderiam ser 25 ou 26", em declarações à rádio privada Caracol, de Bogotá.
O ônibus, que partiu de Bogotá com destino à cidade de Cali (500 km a sudoeste), se acidentou após a meia-noite de domingo em um trecho da estrada que conduz da localidade de Fusagasugá à cidade de Girardot, indicou. Os passageiros ficaram presos nos destroços do ônibus.
O veículo saiu da estrada e virou na beira da estrada, segundo imagens das redes de televisão. O acidente, ao que parece, ocorreu por falhas no sistema de freios do veículo, segundo declarações de algumas das testemunhas, mas a polícia ainda não se pronunciou a respeito. Os feridos foram levados a hospitais das cidades de Fusagasugá, Silvania e Soacha, as mais próximas ao local do acidente.
Os ocupantes do ônibus eram funcionários da empresa Gano Excel Colombia, da cidade de Cali, que viajaram a Bogotá para participar de um encontro nacional de fim de ano, informou Arnulfo Camacho, um dos funcionários que trabalha para a companhia em Bogotá.
A empresa emitiu em Cali um comunicado no qual diz estar "profundamente triste pelo ocorrido" e "lamentou todo o ocorrido", além de ter expressado seus "sentidos pêsames a todas as famílias dos falecidos" e feito votos "pela recuperação dos convalescentes".