Mundo

Presidente do México anuncia plano de segurança

Agência France-Presse
postado em 17/12/2012 22:00
O presidente do México, Enrique Peña Nieto, realizou nesta segunda-feira um crítico diagnóstico sobre a insegurança no país e apresentou um plano para recuperar a paz, que inclui a divisão do território mexicano em cinco regiões operacionais e a criação de força nacional contra o crime.

"Os mexicanos querem um país em paz", disse Peña Nieto em discurso para membros do gabinete de segurança, governadores estaduais, representantes dos poderes legislativo e judicial, e observadores dos direitos humanos.

Penã Nieto disse que a prioridade é reduzir "os homicídios, sequestros e extorsões", para o qual prometeu articular programas, esforços e orçamentos necessários. "Não vamos improvisar".

"O território nacional se dividirá em cinco regiões operacionais" e os comandantes das diversas corporações de segurança realizarão diagnósticos de cada zona.

O presidente, que prometeu uma autêntica política de Estado que opere alheia aos interesses políticos, informou que a força nacional terá 10 mil homens, e que as "forças armadas continuarão com seu trabalho de apoio" enquanto se conclui a capacitação e profissionalização de mais policiais.

Nos últimos anos, os recursos para a segurança mais que duplicaram e, ainda assim, os homicídios passaram de 10.253 em 2007 para 22.480 em 2011, disse durante a cerimônia Miguel Angel Osorio Chong, secretário do Interior.

Mais de 60 mil pessoas foram mortas no México nos últimos seis anos, após o governo do então presidente, Felipe Calderón, lançar uma ofensiva militar contra o narcotráfico e o crime organizado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação