Mundo

Abertos os colégios eleitorais para presidenciais sul-coreanas

Agência France-Presse
postado em 18/12/2012 20:33
Seul - Os sul-coreanos começaram a votar na manhã desta quarta-feira (19/12) para eleger seu novo presidente em uma votação que poderá levar uma mulher pela primeira vez ao posto de chefe de Estado da quarta economia da Ásia.



Os colégios eleitorais abriram às 06h00 locais (19h00 de Brasília) e fecharão às 18h00 (07h00 de quarta-feira no Brasil), em um dia declarado feriado para permitir a participação dos 40,5 milhões de eleitores inscritos.

Os sul-coreanos deverão escolher entre a candidata conservadora do Partido da Nova Fronteira (PNF), Park Geun-Hye, e seu adversário liberal do partido da oposição, Moon Jae-In, ex-defensor dos direitos humanos.

Na véspera das eleições, a diferença nas pesquisas de intenção de voto dos dois candidatos diminuiu. Park Geun-Hye, que era apontada como favorita, terminou quase empatada com Moon Jae-In, dentro da margem de erro, segundo as últimas consultas.

Os dois são descritos como candidatos do continuísmo por parte do eleitorado, irritado com a corrupção e o predomínio dos conglomerados.

Park Heun-Hye, de 60 anos, é a filha de Park Chung-Hee, que governou como um autocrata brutal durante 18 anos até seu assassinato, em 1979. Sua mãe faleceu cinco anos antes, baleada por um militante partidário da Coreia do Norte, que apontava contra o ditador.

Moon Jae-In, de 59 anos, é uma personalidade dos anos de chumbo, notório adversário dos militares que pagou com sua liberdade seu compromisso democrático nos anos 1970.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação