Mundo

Karzai culpa a comunidade internacional por corrupão afegã

Agência France-Presse
postado em 22/12/2012 16:17
CABUL - A comunidade internacional é responsável pela corrupção afegã, acusou este sábado o presidente Hamid Karzai, que dirige um dos presidentes mais corruptos do mundo, por ocasião do dia internacional contra a corrupção.

"A corrupção em nossa administração é pequena. A maior parte, a que implica centenas de milhões de dólares, não nos é imputável. É culpa dos demais, e não é imposta", assegurou o chefe de Estado afegão.

"A grande corrupção se faz nas transações ou nos contratos que implicam estrangeiros no Afeganistão (...)", disse Karzai.

"Estou certo de que em 2014 teremos eleições presidenciais e um novo presidente será eleito. Neste momento, as forças estrangeiras terão deixado o Afeganistão. Seus contratos, sua administração desaparecerão progressivamente. Isso ajudará o Afeganistão a se desfazer da corrupção. Será algo positivo para o país", acrescentou.

Leia mais notícias de Mundo

O Afeganistão é, ao lado da Coreia do Norte e da Somália, o país cuja população tem com mais força a percepção de que seu setor público é corrupto, segundo a organização Transparência Internacional.

Vinte e duas pessoas, quase todas de nacionalidade afegã, são processadas no escândalo do Kabul Bank, que foi o primeiro banco privado do país, agora virtualmente em quebra após o desvio de 900 milhões de dólares de seus recursos entre 2006 e 2010.

Mahmud Karzai, irmão do presidente Hamid Karzai, e um irmão do vice-presidente Mohamad Qasim Fahim, eram acionistas do Kabul Bank. Nenhum deles foi imputado pela justiça.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação