Mundo

Mais de 60 civis morrem em ataque aéreo a uma padaria na Síria

Agência France-Presse
postado em 23/12/2012 16:21
Beirute - Mais de 60 civis morreram neste domingo (23/12), em um bombardeio da aviação síria, sobre uma fila formada diante de uma padaria, em uma cidade rebelde do centro da Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

O balanço pode aumentar, já que, pelo menos 50 feridos se encontram em estado crítico, informou a ONG opositora, com base em uma rede de militantes e de médicos.

A rede de militantes anti-regime dos Comitês Locais de Coordenação (LCC) denunciou "um massacre cometido pelas forças do regime" e afirmou que a cidade de Halfaya sofria uma crise humanitária com uma escassez de pão devido ao cerco das tropas governamentais.

Segundo as LCC, dezenas de habitantes foram à padaria após passar dias sem pão.

Um vídeo postado na internet por militantes mostra numerosos corpos em meio aos escombros de um edifício destruído. Uma cratera se formou na rua próxima.
No vídeo um homem carrega uma mulher ensanguentada, enquanto o cinegrafista exclama: "bombardeios de Mig (aeronaves de combate russas)", "Vejam mundo, vejam, o massacre de Halfaya".

A força aérea bombardeou as cidades próximas a Karnaz, Kadr Zeita e Kafr Nabuda, causando numerosos feridos, de acordo com o OSDH.

Segundo um militante do lugar, que se apresentou com o nome de Abu Ghazi, esses bombardeios buscam aterrorizar a população, sobretudo após os recentes ataques rebeldes na região de Hama, patrulhada pelas forças de segurança desde as manifestações contra o regime em meados de 2011.

Além dos mortos de Halfaya, um balanço provisório do OSDH apontava 49 mortos em atos violentos neste domingo na Síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação