Mundo

Enviado internacional para a Síria vai visitar a Rússia no sábado

Agência France-Presse
postado em 26/12/2012 13:04
Lakhdar Brahimi é esperado em Moscou para negociações sobre a crise na Síria
Moscou - O enviado internacional para a Síria, Lakhdar Brahimi, é esperado no próximo sábado em Moscou para negociações, indicou nesta quarta-feira (26/12) o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Mikhail Bogdanov, citado pela agência de notícias ITAR-TASS.

A Rússia havia afirmado anteriormente que Brahimi desejava consultar a liderança russa, principal aliada do regime em Damasco, no momento em que o conflito sírio já custou a vida de 44.000 pessoas em mais de 21 meses, de acordo com uma ONG síria.

O chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, relatou na semana passada um telefonema para Brahimi, durante o qual ressaltaram a necessidade de exortar as partes em conflito a aplicar o Acordo de Genebra sobre uma transição na Síria, que não prevê a saída do presidente Bashar al-Assad.

[SAIBAMAIS]O enviado internacional chegou no sábado a Damasco e se reuniu com o presidente sírio e membros da oposição, mas sem conseguir a aprovação de um plano internacional para acabar com a crise, de acordo com um diplomata do Conselho de Segurança da ONU.



O presidente russo, Vladimir Putin, declarou na semana passada que Moscou não quer que o "caos" se instale na Síria, ressaltando que o seu país "não era um advogado das autoridades sírias". O ministério russo das Relações Exteriores também confirmou que o país estava preparando um plano de evacuação de seu pessoal diplomático em Damasco, em caso de vitória da oposição armada síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação