Agência France-Presse
postado em 26/12/2012 14:08
Beirute - O chefe da polícia militar síria anunciou sua deserção em um curto vídeo divulgado na internet por militantes anti-regime."Eu, general Abdel Aziz Jassem al-Shallal, comandante da polícia militar síria, anuncio minha deserção do exército do regime para fazer parte da revolução popular", afirma o general. "O exército não está seguindo seu propósito fundamental, o de proteger o país, e se transformou em uma gangue de assassinos", disse Al-Shallal.
"A destruição de cidades e vilarejos, os massacres contra o nosso povo, contra civis inocentes que foram às ruas para pedir liberdade, me empurraram à deserção", declarou o militar. O general Al-Shallal tinha como função manter os soldados disciplinados e por isso não é tão conhecido.
[SAIBAMAIS]Al-Shallal se aposentaria em janeiro e já deixou a Síria, informou o Observatório sírio dos direitos humanos (OSDH), uma organização com sede no Reino Unido e que possui uma grande rede de militantes no país. Segundo sites da oposição, ele está na Turquia.
"Este homem tinha sido afastado há algum tempo por acreditarem que ele colaborava com os insurgentes", afirmou um militante na internet. Outro militante assegura que "o general acabou com vários bloqueios de ruas e era gentil com a população".