Buenos Aires - A Prefeitura Naval Argentina (guarda costeira) apreendeu na terça-feira (25/12) dois navios de bandeira chinesa que pescavam ilegalmente em águas argentinas do Atlântico, na altura da província de Chubut (sul), após efetuar "disparos intimidantes", a instituição informou nesta quarta-feira.
"A embarcação Thompson da Prefeitura capturou os navios de bandeira chinesa que pescavam ilegalmente dentro da Zona Econômica Exclusiva" (200 milhas marítimas, equivalente a 370,4 km, a partir do limite exterior do mar territorial) e "entre os dois levavam cerca de dez toneladas de lula congelada", informou o organismo em um comunicado.
Os barcos pesqueiros foram localizados a 400 km águas adentro do Atlântico, à altura da cidade turística balneária de Puerto Madryn, na província de Chubut (a 1.500 km ao sul de Buenos Aires), acrescentou.
Leia mais notícias de Mundo
Segundo a Prefeitura, a tripulação do Thompson realizou na terça-feira uma "operação de perseguição", com "disparos intimidantes", que culminou com a captura dos navios de bandeira chinesa LU Rong Yu 6177 e LU Rong Yu 6178.
A Prefeitura destacou que a guarda costeira "estabeleceu reiteradas comunicações por rádio com ambos os navios e deram sinais sonoros, de acordo com regulamentos internacionais", apesar de não receber resposta alguma dos dois navios que iniciavam "manobras de fuga com a intenção de sair da Zona Econômica Exclusiva sem ser capturados".
"De imediato, a embarcação da Prefeitura começou uma operação de perseguição e fez disparos de intimidação, conseguindo deter a marcha de ambos os pesqueiros", detalhou a instituição de segurança.