Mundo

Tempestade avança pelo nordeste dos EUA e nevasca anula mais voos

Agência France-Presse
postado em 27/12/2012 15:40
Nova York - O nordeste dos Estados Unidos sofria nevascas e fortes ventos nesta quinta-feira (27/12), levando ao cancelamento de 500 voos em plenas festas de fim de ano. Desde terça-feira (25/12) uma tempestade que atinge grande parte do país e provocou a morte de pelo menos sete pessoas.

No total, mais de 2.750 voos foram cancelados desde terça-feira em diferentes aeroportos norte-americanos, desde o Golfo do México (sul) até Nova Inglaterra (nordeste) passando pela área dos Grandes Lagos (norte), segundo o rastreador de voos FlightAware.

Na região de Nova York, os aeroportos de JFK, Newark e LaGuardia sofriam atrasos com os fortes ventos, mas continuavam funcionando, com apenas 66 cancelamentos nos três aeroportos nesta quinta-feira ao meio-dia.



Após sua chegada ao nordeste dos Estados Unidos na quarta-feira à tarde, a tempestade continuava avançando pela Pensilvânia, Nova Jersey, Nova York e Nova Inglaterra, informou o serviço meteorológico nacional norte-americano em seu último boletim das 10h locais (13h de Brasília).

O alerta se mantinha também quanto a possíveis inundações ao longo da costa nordeste desde Long Island até Maine e fortes ventos em Massachusetts e Rhode Island. Os ventos alcançaram velocidades de mais de 100 km/h em partes de Nova Jersey, Delaware e Carolina do Norte e mais de 80 km/h em Eatons Neck (Nova York), segundo a mesma fonte.

A quantidade de neve que caiu desde a manhã de 25 de dezembro até quinta-feira às 09H00 locais (12H00 de Brasília) chegava a mais de 35 centímetros em partes do centro do estado de Nova York e na Pensilvânia.

"Atualmente foram registradas fortes nevascas no norte de Nova York e o norte de Nova Inglaterra", informou o serviço meteorológico nacional. O lugar em que foi registrada a maior nevasca foi Albion (Illinois, centro-norte), com 47 cm.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, ordenou na quarta-feira à tarde a abertura do centro de operações de emergência estatal para coordenar os esforços de resposta.

A extensa tempestade que afeta os Estados Unidos incluiu a passagem de 34 tornados na terça-feira por Texas, Luisiana, Alabama e Mississipi (sul). Os governadores de Mississipi e Alabama resolveram declarar o estado de emergência em suas jurisdições.

Mais de 200.000 pessoas ficaram expostas ao frio e à escuridão na quarta-feira, depois que a tempestade derrubou as linhas de energia em Arkansas, Mississipi e Texas. Entre sete vítimas mortais por causa da tempestade, duas crianças morreram quando a mãe perdeu o controle do veículo em que viajavam em uma estrada congelada de Arkansas na noite de natal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação