Mundo

Síria: violentos combates continuam em torno da base aérea de Aleppo

Agência France-Presse
postado em 27/12/2012 19:25
Beirute - Os rebeldes sírios conseguiram penetrar nesta quinta-feira (27/12) na área da base militar de Aleppo, após meses de assédio, e os combates prosseguem entre as forças insurgentes e as tropas do regime do presidente Bashar al-Assad, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"Os rebeldes conseguiram romper o cinturão de defesa em torno do aeroporto militar de Menagh (...) após um cerco de meses e violentos combates nos últimos dias", revelou o OSDH, citando fontes da rebelião. "Combates acirrados ocorrem no interior do aeroporto", acrescentou o OSDH, organização baseada na Grã-Bretanha.

Diversos vídeos postados na Internet mostram o avanço rebelde sobre a base aérea, inclusive um que exibe combatentes hasteando a bandeira da Frente Al-Nosra em um local apresentado como o aeroporto de Menagh. Um outro vídeo mostra um helicóptero parcialmente destruído.



O aeroporto de Menagh é "o último bastião dos criminosos de Assad na província de Aleppo", diz em outro vídeo um membro do Exército Sírio Livre (ASL, formado por desertores e civis). Os "heróis do ASL estão a ponto de travar um combate decisivo".

Os rebeldes tentam tomar a base aérea, situada 30 km a noroeste da segunda principal cidade síria, para bloquear a ação de helicópteros e aviões contra os insurgentes em Aleppo.

Ainda no noroeste do país, a força aérea do regime atacou posições em torno da base militar de Wadi Deif, assediada pelos rebeldes há dois meses, segundo o OSDH.

A Frente Nosra, movimento jihadista presente em quase todas as frentes de combate na Síria, tomou a base militar sheikh Suleiman, a oeste de Aleppo, no dia 11 de dezembro passado.

Desde o início da revolta popular na Síria, em março de 2011, mais de 45 mil pessoas já morreram na repressão e em combates entre insurgentes e tropas do regime em Damasco, segundo o OSDH.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação