Agência France-Presse
postado em 28/12/2012 09:55
Moscou - A chancelaria russa enviou um convite ao líder da Coalizão Nacional Síria, Moaz el-Jatib, para participar em negociações sobre uma solução para o conflito sírio, anunciou nesta sexta-feira (28/12) um dos vice-ministros das Relações Exteriores, Mikhail Bogdanov.O representante do governo russo, que nos últimos dias multiplicou os contatos sobre a questão síria, afirmou que o encontro pode acontecer em Moscou ou fora da Rússia, em cidades como Genebra (Suíça) ou Cairo (Egito). "O convite foi transmitido. Moaz el-Jatib recebeu", disse Bogdanov.
Na quinta-feira, uma delegação síria liderada pelo vice-ministro Faysal Mokdad participou em reuniões na sede do ministério russo das Relações Exteriores.
O emissário internacional para a Síria, Lakhdar Brahimi, deve desembarcar em Moscou no sábado. "Escutaremos o que Brahimi tem para dizer e depois tomaremos uma decisão sobre os próximos encontros entre Rúsia, Estados Unidos e ONU", disse Bogdanov.
Na quinta-feira, o porta-voz da chancelaria russa, Alexander Lukachevitch, afirmou que eram necessárias "iniciativas enérgicas e determinadas para deter o banho de sangue na Síria".
Lukachevitch, no entanto, desmentiu de forma enfática um suposto acordo entre Rússia e Estados Unidos para constituir um governo de transição com poderes amplos na Síria que manteria o presidente Bashar al-Assad até o fim de seu mandato em 2014.