Agência France-Presse
postado em 28/12/2012 10:27
Berlim - O socialista Jacques Delors, ex-presidente da Comissão Europeia, sugeriu nesta sexta-feira (28/12) que o Reino Unido, contrário a uma maior integração europeia, saia da UE e opte por outro tipo de aliança com o Velho Continente."Os britânicos se interessam apenas por seus interesses econômicos, por nada mais. Poderíamos propor a eles outra forma de aliança", considera Delors, em uma entrevista ao jornal econômico alemão Handelsblatt.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, submetido a pressões dos "eurocéticos" de seu Partido Conservador, declarou em novembro que apoia o pertencimento do Reino Unido à UE, mas quer "um novo acordo" que inclua um procedimento de não participação sobre problemas importantes.
Em uma entrevista publicada na quinta-feira no The Guardian, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, advertiu que estas tentativas de recuperar poder às custas da Europa poderiam colocar a UE em perigo. "Se os britânicos não seguirem a tendência em direção a mais integração na União Europeia, poderíamos, apesar de tudo, permanecer amigos, mas sob outra forma", considera em Handelsblatt, por sua vez, Jacques Delors, que defende mais integração política na UE.
Como possibilidades de aliança com o Reino Unido, Delors cita "uma forma como a do espaço econômico europeu" ou "um acordo de livre-comércio". Em caso de saída da UE, o Reino Unido continuaria sendo "um sócio privilegiado", insistiu Delors.
"O Reino Unido é estratégico e economicamente importante, mas (é) como outros países", como Índia e China, segundo ele.
Herman Van Rompuy considerou, no entanto, que se o Reino Unido saísse da UE seria como se "um amigo fosse para o deserto".
O Reino Unido pertence à UE desde 1973, mas não integra a Eurozona.