Mundo

Barack Obama volta ao Havaí, após crise do "abismo fiscal"

Agência France-Presse
postado em 02/01/2013 14:51
Kailua - O presidente americano Barack Obama chegou nesta quarta-feira (2/01)ao Havaí, seu arquipélago natal e onde tradicionalmente passa as festas de fim de ano, que desta vez foram interrompidas devido à crise do "abismo fiscal", observou um fotógrafo da AFP.

O avião presidencial, Air Force One, pousou pouco antes das 5h00 (13h00 no horário de Brasília) na pista de uma base militar perto da capital de Honolulu, após dez horas de voo noturno partindo de Washington. Obama viajou em comboio para Kailua, na costa nordeste da ilha de Oahu. Obama alugou uma casa à beira-mar com sua família e amigos.

Nascido em Honolulu, em agosto de 1961, Obama costuma passar as festas de final de ano em seu estado natal, onde as temperatura oscilam durante o dia em torno de 27;C nesta época, muito diferente das manhãs geladas de Washington ou do frio da sua antiga fortaleza de Chicago (Illinois, norte). Ele manteve esta tradição desde que foi eleito presidente dos Estados Unidos no final de 2008.

Mas este ano, pela primeira vez desde sua reeleição, precisou retornar para Washington, abalada pela crise do "abismo fiscal". Sua esposa, Michelle, e suas duas filhas, Sasha e Malia, permaneceram no Havaí.



Desde 27 de dezembro na Casa Branca, Obama supervisionou as negociações de última hora que levaram à aprovação na terça-feira pelo Congresso de um compromisso orçamental, com o aumento dos impostos para famílias com renda acima de US$ 450.000.

Obama ainda precisa promulgar este texto, seja em pessoa - o projeto de lei seria enviado para o Havaí - ou a distância através da técnica de "Autopen", a qual já recorreu no passado. A presidência não informou até quando Obama ficará Havaí. Suas filhas estão de férias até segunda-feira próxima.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação