Mundo

EUA pedem renovação dos esforços pela paz no Oriente Médio em 2013

Agência France-Presse
postado em 02/01/2013 19:54
Washington - Os Estados Unidos pediram nesta quarta-feira (2/1) aos líderes israelenses e palestinos que retomem o diálogo em 2013 e avancem na direção da paz.

"Ao entrarmos na agenda de 2013 (...) é oportuno que os dirigentes de ambos os lados mostrem uma liderança real, que se concentrem no trabalho necessário para o retorno das negociações diretas", assinalou a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.

Os Estados Unidos pediram "a ambas as partes que mostrem claramente que têm intenções sérias de obter uma convivência pacífica e segura entre dois Estados vizinhos", disse a porta-voz, convocando as partes a interromper qualquer "ação unilateral contraproducente".

Victoria assinalou que, com o início do segundo mandato do presidente Barack Obama e a aproximação das eleições em Israel, ambas as partes caminham para um período de importância particular.

"Estamos frente a um ambiente que foi bastante tenso e difícil no fim de 2012, de forma que a pergunta é se podemos conseguir um novo começo em 2013, que irá requerer moderação por parte de todos", afirmou a porta-voz. "Queremos que 2013 seja um ano melhor."

O diálogo entre Israel e a Palestina está suspenso desde setembro de 2010. Os palestinos insistem em que seja interrompida a construção de assentamentos antes do prosseguimento das negociações, enquanto os israelenses pedem que não haja pré-requisitos para as mesmas.



O governo Obama também tem sido criticado por não dedicar esforços suficientes para que se alcance um acordo de paz no Oriente Médio.

Analistas afirmam que, ao iniciar seu segundo mandato, Obama poderia dar um novo impulso a um possível acordo de paz, meta que não atingiram, em décadas, sucessivos governos americanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação