Mundo

Catástrofes naturais custaram US$ 160 bilhões em 2012, aponta estudo

Agência France-Presse
postado em 03/01/2013 09:04
Berlim - O custo total das catástrofes naturais se situará em cerca de 160 bilhões de dólares (122 bilhões de euros) em 2012, afirma a companhia de seguros alemã Munich Re em um estudo publicado nesta quinta-feira (3/1).

"No ano passado, as catástrofes naturais no mundo causaram cerca de 160 bilhões de dólares de perdas totais, e quase 65 milhões de perdas asseguradas", indicou Munich Re em um comunicado. Estes números são inferiores aos danos recordes constatados em 2011, ano marcado pelo Tsunami no Japão, assim como pelas inundações na Tailândia. As perdas na época chegaram a 400 bilhões de dólares, sendo 119 bilhões a serem cobertos pelo setor de seguros.

Durante todo o ano, o número de mortes causadas por desastres naturais foi de 9.500, contra uma média de 106 mil na última década. "A razão para o número relativamente pequeno de vítimas em 2012: poucos desastres graves ocorreram em países emergentes e em desenvolvimento, onde eles tendem a ter pesadas consequências humanas", ressaltou Munich Re. Em termos financeiros, "67% das perdas totais e 90% das perdas seguradas são atribuíveis aos Estados Unidos. Os maiores danos produzidos em 2012 foram provocados pelo furacão Sandy, com 25 bilhões de dólares que deverão ser pagos pelo setor de seguros", acrescentou o comunicado.

Em novembro passado, o grupo havia estimado a sua exposição em "cerca de 500 milhões de euros", após a devastação causada por Sandy na Costa Leste dos Estados Unidos. "Sem esta tempestade excepcional, o ano de 2012 teria sido um ano de poucos danos", explicou. Segundo grande desastre nos Estados Unidos no ano passado, a forte seca de verão que afetou severamente as fazendas do Centro-Oeste, que concentra grande parte da produção dos Estados Unidos de milho e soja.

[SAIBAMAIS]Quase metade das terras cultiváveis americanas foram afetadas e as perdas atingiram um total de US$ 20 bilhões para o ano de 2012, "a maior perda na história do seguro agrícola nos Estados Unidos" detalhada Munich Re. Em um ano médio, essas perdas geralmente se situam em torno de 9 bilhões. A seguradora alemã anunciou que espera secas mais severas nos Estados Unidos e o aumento das tempestades ao longo dos anos.



"Os altos danos relacionados a desastres naturais nos Estados Unidos têm mostrado que é importante apoiar os esforços na prevenção de danos", disse Torsten Jeworrek, diretor da Munich Re. "Seria possível dotar algumas regiões, como Nova York, de uma melhor proteção contra os efeitos das tempestades. Isso é razoável do ponto de vista econômico e as seguradoras podem considerar em seu preço a redução da exposição aos danos", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação